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Protocolo RTMP maio 26, 2008

Posted by Rafael Affonso in Red5.
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Visão Geral

O RTMP (Real Time Messaging Protocol) é um protocolo proprietário desenvolvido pela Adobe Systems que utiliza, por padrão, a porta 1935 e foi utilizado primeiramente no Flash Communication Server.
RTMP usa o protocolo TCP/IP para a transmissão de pacotes e não é usado para RCP (Remote Procedure Calls). O RTMP mantém uma conexão persistente com o servidor e permite a comunicação em tempo real de dados do tipo: áudio, vídeo e objeto.
Hoje o protocolo RTMP está sendo implementado também pelo Red5, através da engenharia reversa.
Para ser realizada a comunicação RTMP, é necessário, além do servidor, um arquivo swf. Este arquivo que deverá ser compartilhado pelos usuários finais, deve ser dotado de chamadas RTMP, normalmente codificadas em Action Script.

Legalidade do uso do protocolo RTMP

O RTMP foi criado pela Macromedia (hoje Adobe) no projeto do Flash Communication Server para permitir o compartilhamento em tempo real de áudio, vídeo e objetos. Até hoje a Adobe nâo abriu a codificação deste protocolo.
A equipe de desenvolvimento do Red5, o “refez” a partir da engenharia reversa.
Examinar determinado pacote e recriar seu comportamento não é ilegal, portanto o Red5 é um projeto legal.

Servidores RTMP

O primeiro servidor RTMP é o Flash Communication Server, antecessor do Flash Media Server, depois vieram o WebOrb, o ElectroServer e outros, também de código proprietário. Mais tarde surge o Red5, uma alternativa em software livre para o Flash Media Server, que codificou o RTMP através do processo de engenharia reversa.

Publicado originalmente em 12 Novembro 2007

Comentários»

1. Cristiano Miranda - abril 8, 2011

Trabalhei com o Flash Media Server na Locaweb.
É bom pra quem é técnico realmente, quer estudar, hands on, porque pra dá pau é uma beleza! haahahaaha…

Mas já muita aplicação bacana, de cursos por exemplo, rodando via Flash Media Server.


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